O capitulo ja inicia dizendo que podemos fazer sonhos, mas é de Deus a resposta. Alguns de nossos sonhos são plantados em nosso coração por Deus, mas nem sempre eles vão se concretizar na hora que nós queremos, mas quando Deus quer, no tempo devido dele.
Salomão é bem claro que devemos fazer nossa parte e deixar Deus fazer a dele, confiar que ele está fazendo.
Por mas que nem sempre entendamos e a resposta demora anos para chegar. Deus tem um objetivo para tudo!
Quando andamos de forma que agrada a Deus, todos que estão a nossa volta se sentem em paz com nossa presença.
Melhor termos pouco e ser honestos do que termos muito e sermos desonestos. Vigia, por que Deus cobra, e o preço é bem mais alto do que qualquer dinheiro que você possa ter.
Não se engrandeça muito, quando você se acha muito, com certeza irá tropeçar e cair rápido rápido. Acorda, enxergue o outros, não olhe só pra você!
A palavra de Deus é doce para aqueles que querem praticá-la.
Versículo 31 é fascinante, e é simplesmente o motivo pelo qual eu amo tanto o meu aniversário, pois quem é sábio sabe que a cada ano de vida é uma verdadeira dádiva dos céus, o cabelo branco é uma honra, pois se o salário do pecado é a morte, pare e pense, estamos vivendo uma vida justa ( ou em alguns casos, aqueles que vivem no pecado e Deus guarda a vida deles , ainda não vivem justamente mas Deus tem preparado uma vida justa para eles).
O capítulo ainda termina de forma incrível, Salomão diz que é melhor ser paciente do que ser dono de uma cidade. Ja pensou nisso? Isso e exatamente verdade, hoje em dia é muito difícil conseguirmos ser calmos, e ter domínio próprio com tanta gente e tanta mídia querendo nos mandar fazer isso ou aquilo, comprar isso ou aquilo. Então partiu nos controlarmos mais, fazer o que nós queremos!