segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Anotações Habacuque

Habacuque 1
O profeta habacuque ao que tudo indica era um cantor(❤️).
O primeiro capítulo do livro é uma conversa entre Habacuque e Deus, perceba a intimidade da pessoa, ele tinha anseios e dúvidas e não se calou, disse a Deus o que pensava.
Ele parece estar indignado com a violência e toda maldade feita e parecer não ter consequências. Quanto ficamos ate irritados nos dias de hoje por tanta violência, mas na maioria das vezes o que dizemos a nós mesmo é "o mundo é assim mesmo, afinal até Deus disse que ele já é do maligno", ao invés de repensarmos e conversarmos com Deus sobre. Ele até pode algumas vezes usar um tom de cobrança para com Deus, mas tenho certeza de que ele fez a diferença ao pedir tais coisas, por que ninguém mais parecia se importar.
E nós, temos nos importado com toda maldade que esta acontecendo hoje, a ponto de orar por ela?

Habacuque 2
Bacana porque habacuque pede algo a Deus, mas tbm faz a parte dele. Não espera de braços fechados.
E Deus estão o responde.
O que eu vejo claramente nesta passagem e que ja ouvia a pouco falarem é que Deus nunca age, ele reage. Reage ao que fazemos, reage a nossa busca.a
Deus deixa claro de que ele eta vendo toda a iniquidade e esta tudo sobre seu controle.

Habacuque 3
Li que habacuque era diferente dos outros profetas por que ele não contava a pessoas aquilo que Deus estava falando. Confuso não?!
Então neste último capitulo do livro ele faz uma oração ao senhor, e achei lindo ele começa-la demonstrando seu temor a Deus.
Habacuque declara sua total dependência a Deus, de mostra entendido de que as coisas que aqui se passam nao se comparam com a soberania de Papai e por isso ele diz que se alegrará e continuará o louvando.

OUTRA VISÃO
Habacuque 1
Habacuque viveu na mesma época que Jeremias, Daniel e Ezequiel... Oq significa que ele viu o quanto o povo de Judá era imoral (oq provavelmente não era muito diferente daquilo que vemos por aí nos dias de hj). Por isso mesmo, ele clama a Deus que dê um jeito nessa bagunça toda. A medida encontrada pelo Senhor foi permitir que os babilônios invadissem suas terras e levassem o seu povo cativo. Sim, vale lembrar que uma conquista neste estilo envolve inúmeras formas de violência que termina em muita gente morta e ferida (física e psicologicamente). Mas tbm vale lembrar que essa não foi uma atitude sem aviso prévio, afinal de contas, Deus usou vários homens para chamar a atenção do povo quanto à sua imoralidade mas eles nada ouviram... Essa atitude que a princípio parece de morte, na verdade foi um meio do Pai os ensinar a buscá-Lo! O sofrimento do povo no exílio foi puramente a consequência de um livre arbítrio usado de maneira pecaminosa... E é justamente quando o povo encara essas consequências, que ele se toca o quão dependente de Deus que eles são.
Ps: Engraçado, já parou pra pensar que o próprio fato de ter existido um povo tão poderoso (e até o fato dele ser tão terrível) é além de uma permissão divina, mas tbm uma ferramenta de correção para Seu povo e glorificação ao Seu nome? #DeusCaprichoso

Habacuque 2
É bem provável que Habacuque tenha discordado com a escolha de Deus em mandar os babilônios invadir as terras do povo de Judá... Afinal de contas, Ele estaria deixando o seu povo ser dominado por outro que era famoso pelos seus hábitos pecaminosos e religião pagã. Com certeza o profeta deve ter pensado se essa seria uma boa escolha da parte de Deus (aquela situação que todos nós passamos, quando pensamos saber mais dq Deus sobre determinado assunto).
Mas o Senhor tbm mostra que toda essa perversão dos babilônios não ficaria sem impunidade, eles pagariam o preço de cada ato maldoso e o Senhor usaria, inclusive, outros povos para causarem a sua ruína, da mesma forma que os usou para a correção dos judeus.

Habacuque 3
O profeta faz a sua oração após ouvir de Deus qual seria a punição que o povo receberia como julgamento por toda as suas atitudes pecaminosas... Habacuque sabia exatamente o quão profano que o povo havia se tornado, por isso ele percebeu que uma disciplina seria iminente ao povo, sendo assim, em sua oração ele reconhece a justiça divina e tbm não se prendeu apenas no sofrimento que iria cair sobre o povo, mas ele olhou para além, já pensando no tempo de restauração.
A sua oração chega ao ponto máximo quando ele termina mostrando que ainda que dor e sofrimento viessem, ainda que as coisas não ficassem nem um pouco fáceis, ainda assim ele continuaria confiando no Senhor, pq ele entendia que nada acontece por acaso, sendo assim, ele aceitou a vontade divina.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Devocional - Lucas 24

Lucas 24
Desculpa ae, mas não foi por acaso que as primeiras pessoas a saberem que cristo estava vivo foram mulheres, nas entrelinhas compreendo a importância que Deus dá a nós princesinhas dele. Posso dizer tbm, que ele fez isso para que a noticia corresse mais rápido, não por fofoca, mas pq nós mulheres, somos mais atenta a detalhes e quando ficamos muito felizes gostamos de compartilhar o motivo com todos que podemos (kkkkkkk).
Depois, para provar que ele estava msm vivo, apareceu aos homens.
Acho que a mentalidade de crença do homem é mais baseada no vê, e a da mulher em sentir.
A expressão "se apresentou" me chamou a atenção, jesus teve que se apresentar pois seus discípulos não mais o reconheciam. E por que isso? Será que tem haver com o fato de termos um novo corpo celestial? Algo em cristo pode ter mudado? Pensaram num primeiro instante que ele fosse um espírito ou um anjo.
A morte de cristo também nos trouxe uma coisa linda, chamada compreensão das escrituras, ou seja, a nova aliança não nos trouxe apenas esperança, liberdade e intimidade com Deus, mas também nos proporcionou um despertar, agora nossos olhos podem entender as promessas de Deus.
Uma questão final. Por que cristo quando ressuscitou simplesmente não apareceu para a multidão que ele pregava antes, mas apareceu somente para seus discípulos e alguns que o seguia de perto?  Arrisco em dizer que ele apareceu para aqueles que realmente se importavam com ele. Jesus não iria fazer com que qualquer um testemunha-se que viu ele VIVO. Jesus escolheu! Jesus capacitou-lhes! Jesus confiou-lhes o testemunho de seu evangelho.
E agora Jesus está cotidianamente nos confiando sua palavra e várias experiências com ele, e também não está sendo por acaso. Temos então irradiado o que ele deseja?

Devocional- Lucas 23

Lucas 23
Toda a maldade feita com Jesus foi especificamente para se fazer cumprir as palavras dos profetas.
zombaram de jesus, por que pessoas más se sustentam, " pisando" nos outros, eles necessitam disso para se engrandecerem.
Até inimigos se tornam amigos para fazer o mal.
Ler sobre a crucificação, nos desperta a compaixão de cristo, um momento de puro sofrimento nos traz tamanha paz. Isso é uma estranha sensação que só o evangelho verídico nos concede.

Devocional -Lucas 22

Lucas 22
A Bíblia fiz que satanás entrou em judas, ou seja, o diabo não pode dominar apenas aquele que esta no "mundo" ja escravo dele. Judas era um dos 12, com defeitos como nós, e por uma oportunidade financeira deixou-se ser levado.
Cristo preparou tudo para seu ultimo momento com seus discípulos, ele queria que fosse algo especial e inesquecível, e pr que eles não esquecessem nunca, ainda lhes ordenou que fizessem pra sempre a ceia. Ceiar é um ato de obediência.
Pois Deus sabia que precisaríamos ser lembrados do que cristo sofreu.
Engraçado, antes de morrer cristo disse para seus discípulos estarem  preparados quando ao que comer, ou ao que se proteger, acho q ele ja esta os preparando para a perseguição que os seguiria.
No  Getsemani Jesus mostrou totalmente sua humanidade, ele mostrou ao seu Deus sua fraqueza mas permitiu que a vontade do Pai fosse feita, ele sangrou, ele ficou ansioso, ele sofreu, ele chorou.

Devocinal -Lucas21

Lucas 21
Deus é mais importância quando damos tudo de nós, mesmo que seja muito pouco.
Toda vez  que eu ouvia falar sobre sinais do fim dos os tempo eu ficava meio assustada e com medo de ler, mas hoje que já tem uma certa maturidade espiritual, eu acho extremamente lindo quando eu leio sobre isso, porque eu em entendo que  é um sinal de esperança, para nós queremos ir para o céu.
Jesus me fala que as nossas tribulações serão testemunho, ou seja, passaremos por provas para ajudar outros a passagem pelas mesmas provas.
Leituras assim nos trazem uma tamanha satisfação. Nos faz lembrar que não estamos só e de tudo aqui esta sendo um plano de Deus.
Jesus nos diz que devemos estar preparados quando ele voltar, e observe que a mesma importância que ele dá ao "não está embriagados" ele também diz pra que a gente não esteja preocupado com as coisas da vida. Acho que quem estiver ansioso não subirá no dia..kkkk ah senhor é mai difícil do que eu imaginava.
Na faculdade eu ouço muito que antes da igreja (católica no caso) dominar o poder, não tinha muito essa coisa de o que é pecado e o que não é, o que é errado e o que não é errado, pq dizem que a IGREJA estabeleceu esse parâmetro de errado e certo. Religiosamente ligo a igreja aqui, com a vinda de cristo.
Ele nasceu pois Deu estava vendo que seus filhos nao mais sabiam o que era certo ou errado, e o plano de Deus é tão lindo, que ele já planejou uma volta de Jesus, e uma nova aliança, porque ele sabia que o seu povo voltaria ao mesmo estado, não sabendo o que é certo e o que é errado.
Cara Deus é muito detalhista.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Rabiscos de Devocionais Lucas 6,7 e 8.

Lucas 6
 No principio do capitulo ja notamos que jesus veio verdadeiramente para confundir aqueles que se achavam sábios, religiosos. E isso os enfureceu. quer saber de uma pessoa é religiosa? Tenta mostrar que sabe mais que ele.
Assim como ficavam atras de jesus, temos muitas pessoas que nos observam afim de achar um defeito bem pecaminoso em nós, só pra apontar o dedo e falar " fulano diz que é santo mas...", ou seja, querendo ou não estamos pregando cristo com nossa vida, seja ela certa ou não.
Cristo dá um sermão para consolação de seu povo, afirmando que todo e qualquer sofrimento passado ele pode ajudar.
Jesus vem trazer um novo mandamento de AMOR, agora bem ligado a COMPAIXÃO e BONDADE.
Uma coisa linda como guia " faça com os outros o que quiser que façam contigo." Assim, receberemos o que fazemos. A falta de perdão é uma morte lenta.
Para um bom crescimento espiritual ambos devem estar em uma vida intima com Deus, quem ensina não deve  estar " a frente" de quem aprende, e quem aprende não deve estar "abaixo" para que não puxe o outro para baixo também, porém ambos devem estar seguindo juntos para o mesmo alvo, nos mesmos passos.
Primeiro veja seu erro e conserte-se, depois olhe o outro! #Cajadada
O que sentimos é o que domina o que falamos, ou seja, devemos tratar nossos sentimentos para que saia palavras bonitas de nossa boca.
Palavras que apenas ouvimos não nos mudam!

Lucas 7

Deus admira aqueles que acreditam que ele pode fazer,que abrem mão de tua vontade e crer que a dele é melhor.
Discípulo é diferente de multidão.
Cristo teve compaixão dos outros e isso nos ensinou a maneira certa de agir com as pessoas (com compaixão).
Engraçado que Jesus não costumava responder o q lhe perguntavam,elerespondia com atitudes ou com outras perguntas. 
Lindo a forma com que cristo fala de João, nós somos exatamente assim até hoje, tiramos muitas conclusões pela aparência das pessoas, mal botamos fé em alguém se ele estiver "molambento", nossa geração aprendeu a dar valor as coisas que as pessoas tem, não ao que elas são.
Nossa geração sao zumbis espirituais, do tipo que arrotam santidade, dizem que sao santos e que vivem com encontros com Deus, mas na verdade estão afastados do pai totalmente. Como jesus eu digo, que geração é essa?
Quem muito ama muito perdoa. Aquele que não sabe o que amor, não sabe o que é perdão. Cristão ou não, Deus se sente feliz quando um de seus filhos se quebranta diante dele, reconhecendo quem é.

Lucas 8
Primeira coisinha, Deus fez questão de citar que existiam mulheres dignas e servas que o seguiam, ou seja, elas não eram apenas multidão. Dando uma importância a figura feminina, antes elas eram muito "excluídas" das entrelinhas(discussões e decisões) da sociedade, mas olha que lindo, Jesus dá destaque a elas, e mostra que elas também podem o servir e o seguir na mesma intensidade que os homens. Só lembrando que quem começou o avivamento da rua azuza foi uma mulher. Beijinhos no ombro!
A parábola da semeadura nos ensina belas coisas, uma delas é que talvez estejamos semeando(fazendo nossa parte) mas talvez o solo(coração da pessoa) não está preparado para receber o que falamos. Mesmo assim nunca deixe de semear, sempre há a boa terra, aquela que dará frutos!
Somos a candeia de Deus, ele nos põe em lugares estratégicos para que sua luz, contida em nós, ajude outros a encontrar o caminho! 
O ato de Jesus não ter deixado aquele ex endemoninhado ir com ele nos afirma que Deus tem um lugar e uma maneira certa para cada um de nós falarmos de seu amor.
Qual foi a participação de jesus ao curar a mulher com hemorragia? Nenhuma, ele foi um instrumento de Deus para cura-la. Sabe o que a salvou? Fé! Ela cria que ele a iria curar.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

RAbiscos Lucas 1 e2

Capítulo 1- O livro de lucas é um carta contando mais um versão do evangelho de Jesus cristo, com o destinatário teófilo.
lucas era grande amigo de Paulo e aqui conta sua versão do que aconteceu, contando na terceira pessoa, já que ele não participou dos eventos. 
Logo que o capitulo inicia já podemos ver o cuidar de Deus, preparando tudo para seu propósito maior, JESUS!
Ele fez milagres na vida de pessoas, como o nascimento de joao batista, para preparar o povo para quando Jesus nascesse. 
É muito lindo compreendermos que tudo foi perfeitamente direitinho, maria foi escolhida por agradar a Deus, mas tbm para fazer com que se cumprisse a profecia de que Jesus seria da descendência de Davi, pois josé era.
Nos planos de Deus para trazer seu filho ao mundo os detalhes de sua graça foram indispensáveis.
Feliz então foi aquele que se manteve confiante de que Deus ia agir.
A minuciosidade com que é descrita a vida de cristo, desde esse inicio nos faz perceber que os planos de Deus não são realizados da noite para o dia. Mas tudo com muito cuidado, amor e encaixes perfeitos.
Capítulo 2- Muito interessante analisarmos a forma que cristo nasceu, aonde. Ele nasceu de forma simples, e Deus fez questão que ele nascesse em uma familia, para nos mostrar o quão importante é esta instituição. jesus era um verbo, ele poderia apenas dizer "haja jesus", mas ele fez questão de fazê-lo nascer em um lar.
Achei incrível o versículo que diz que maria não falou nada, só meditava, ou seja, as vezes é necessário nos calar para que Deus fale por nós.
Lindo também é vermos o comportamento de Jesus, ele era filho de Deus, poderia simplesmente se achar, ou ja chegar ensinando,mas para ser nosso total exemplo, ele sentou, aprendeu antes ,pra depois ensinar.