segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Anotações Habacuque

Habacuque 1
O profeta habacuque ao que tudo indica era um cantor(❤️).
O primeiro capítulo do livro é uma conversa entre Habacuque e Deus, perceba a intimidade da pessoa, ele tinha anseios e dúvidas e não se calou, disse a Deus o que pensava.
Ele parece estar indignado com a violência e toda maldade feita e parecer não ter consequências. Quanto ficamos ate irritados nos dias de hoje por tanta violência, mas na maioria das vezes o que dizemos a nós mesmo é "o mundo é assim mesmo, afinal até Deus disse que ele já é do maligno", ao invés de repensarmos e conversarmos com Deus sobre. Ele até pode algumas vezes usar um tom de cobrança para com Deus, mas tenho certeza de que ele fez a diferença ao pedir tais coisas, por que ninguém mais parecia se importar.
E nós, temos nos importado com toda maldade que esta acontecendo hoje, a ponto de orar por ela?

Habacuque 2
Bacana porque habacuque pede algo a Deus, mas tbm faz a parte dele. Não espera de braços fechados.
E Deus estão o responde.
O que eu vejo claramente nesta passagem e que ja ouvia a pouco falarem é que Deus nunca age, ele reage. Reage ao que fazemos, reage a nossa busca.a
Deus deixa claro de que ele eta vendo toda a iniquidade e esta tudo sobre seu controle.

Habacuque 3
Li que habacuque era diferente dos outros profetas por que ele não contava a pessoas aquilo que Deus estava falando. Confuso não?!
Então neste último capitulo do livro ele faz uma oração ao senhor, e achei lindo ele começa-la demonstrando seu temor a Deus.
Habacuque declara sua total dependência a Deus, de mostra entendido de que as coisas que aqui se passam nao se comparam com a soberania de Papai e por isso ele diz que se alegrará e continuará o louvando.

OUTRA VISÃO
Habacuque 1
Habacuque viveu na mesma época que Jeremias, Daniel e Ezequiel... Oq significa que ele viu o quanto o povo de Judá era imoral (oq provavelmente não era muito diferente daquilo que vemos por aí nos dias de hj). Por isso mesmo, ele clama a Deus que dê um jeito nessa bagunça toda. A medida encontrada pelo Senhor foi permitir que os babilônios invadissem suas terras e levassem o seu povo cativo. Sim, vale lembrar que uma conquista neste estilo envolve inúmeras formas de violência que termina em muita gente morta e ferida (física e psicologicamente). Mas tbm vale lembrar que essa não foi uma atitude sem aviso prévio, afinal de contas, Deus usou vários homens para chamar a atenção do povo quanto à sua imoralidade mas eles nada ouviram... Essa atitude que a princípio parece de morte, na verdade foi um meio do Pai os ensinar a buscá-Lo! O sofrimento do povo no exílio foi puramente a consequência de um livre arbítrio usado de maneira pecaminosa... E é justamente quando o povo encara essas consequências, que ele se toca o quão dependente de Deus que eles são.
Ps: Engraçado, já parou pra pensar que o próprio fato de ter existido um povo tão poderoso (e até o fato dele ser tão terrível) é além de uma permissão divina, mas tbm uma ferramenta de correção para Seu povo e glorificação ao Seu nome? #DeusCaprichoso

Habacuque 2
É bem provável que Habacuque tenha discordado com a escolha de Deus em mandar os babilônios invadir as terras do povo de Judá... Afinal de contas, Ele estaria deixando o seu povo ser dominado por outro que era famoso pelos seus hábitos pecaminosos e religião pagã. Com certeza o profeta deve ter pensado se essa seria uma boa escolha da parte de Deus (aquela situação que todos nós passamos, quando pensamos saber mais dq Deus sobre determinado assunto).
Mas o Senhor tbm mostra que toda essa perversão dos babilônios não ficaria sem impunidade, eles pagariam o preço de cada ato maldoso e o Senhor usaria, inclusive, outros povos para causarem a sua ruína, da mesma forma que os usou para a correção dos judeus.

Habacuque 3
O profeta faz a sua oração após ouvir de Deus qual seria a punição que o povo receberia como julgamento por toda as suas atitudes pecaminosas... Habacuque sabia exatamente o quão profano que o povo havia se tornado, por isso ele percebeu que uma disciplina seria iminente ao povo, sendo assim, em sua oração ele reconhece a justiça divina e tbm não se prendeu apenas no sofrimento que iria cair sobre o povo, mas ele olhou para além, já pensando no tempo de restauração.
A sua oração chega ao ponto máximo quando ele termina mostrando que ainda que dor e sofrimento viessem, ainda que as coisas não ficassem nem um pouco fáceis, ainda assim ele continuaria confiando no Senhor, pq ele entendia que nada acontece por acaso, sendo assim, ele aceitou a vontade divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário